A ESLOVÁQUIA ASSINA ACORDO PARA USAR O COMBUSTÍVEL DA WESTINGHOUSE EM SEUS REATORES NUCLEARES | Petronotícias





A ESLOVÁQUIA ASSINA ACORDO PARA USAR O COMBUSTÍVEL DA WESTINGHOUSE EM SEUS REATORES NUCLEARES

westA Eslováquia assinou um acordo de longo prazo com a Westinghouse para o licenciamento e fornecimento de conjuntos de combustível VVER-440.  A decisão faz parte dos esforços da Slovenské elektrárne para diversificar o seu fornecimento para centrais elétricas na Eslováquia. O combustível será fornecido pela Westinghouse Electric Suécia, mas ainda terá que obter a aprovação de licenciamento para utilização nos reatores. O objetivo é que as primeiras entregas ocorram cerca de um ano após a aprovação do seu uso. Branislav Strýček, diretor-geral da Slovenské elektrárne disse que garantir outro fornecedor de combustível nuclear para as centrais elétricas é um passo importante no fortalecimento da segurança energética da Eslováquia. “As centrais nucleares representam um pilar importante a matriz energética do nosso país, por isso considero que é crucial para garantir a diversificação do fornecimento de combustível nuclear para a sua operação estável”, afirmou.

O presidente de combustível nuclear da Westinghouse, Tarik Choho, estava satisfeito com o acordo assinado e declarou: “Estamos muito contentes por contribuir para a diversificação de combustíveis da Eslováquia e por fortalecer a nossa parceria de longa data com a Slovenské elektrárne. Oferecemos o único combustível alternativo ocidental para este tipo de reator e continuamos totalmente empenhados para apoiar a frota operacional da Eslováquia.” A estratégia de diversificação da Slovenské elektrárne consiste em ter pelo menos dois fornecedores alternativos de combustível nuclear e potenciais fornecedores de materiais e serviços em toda a cadeia de abastecimento de produção de combustível nuclear.

Nos últimos anos, especialmente desde o início da guerra com a Ucrânia, os operadores de energia nuclear nos países da UE que anteriormente dependiam do combustível fornecido pela Rússia procuraram fornecedores alternativos. A Ucrânia já tinha começado a abandonar os fornecimentos russos e, como resultado da guerra, disse que está  abandonando todos os seus reatores com combustível russo e mudando componentes para  a utilização de combustível Westinghouse. A Eslováquia tem quatro reatores nucleares – unidades 1 e 2 de Mochovce e unidades 3 e 4 de Bohunice – em operação comercial, gerando metade da sua eletricidade. A unidade 3 de Mochovce foi ligada à rede em Fevereiro, enquanto a unidade 4 está em construção. Todos são reatores VVER-440 e pertencem e são operados pela Slovenské elektrárne.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of